O falecimento de uma pessoa é uma situação extremamente delicada. Nesta situação, é importante exercitar a fé e fazer uma oração para o falecido encontrar a luz .

Qual a importância da oração para falecido encontrar a luz?

oração para falecido encontrar a luz

A oração age como um bálsamo para quem passa pela experiência de perder um ente querido, fortalecendo sua fé e lhe sintonizando com as energias mais positivas da espiritualidade.

A oração evita que fiquemos excessivamente focados nos sentimentos negativos do luto, ajudando nossa consciência a compreender e aceitar a situação com maior velocidade.

Além disso, a oração é muito valiosa para quem acredita que o ser humano possui uma alma imortal e continua vivo após o desencarne, servindo como ferramenta para auxiliar o espírito do falecido a seguir em frente e encontrar a luz.

Muitos espíritos se encontram em estado de perturbação espiritual após a morte. Allan Kardec trata deste assunto em seu “Livro dos Espíritos”, perguntando e escrevendo as respostas dos Espíritos Superiores:

149. Que sucede à alma no instante da morte?
“Volta a ser Espírito, isto é, volve ao mundo dos Espíritos, donde se apartara momentaneamente.”
150. A alma, após a morte, conserva a sua individualidade?
“Sim; jamais a perde. Que seria ela, se não a conservasse?”
a) — Como comprova a alma a sua individualidade, uma vez que não tem mais corpo material?
“Continua a ter um fluido que lhe é próprio, haurido na atmosfera do seu planeta, e que guarda a aparência de sua última encarnação: seu perispírito.”
b) — A alma nada leva consigo deste mundo?
“Nada, a não ser a lembrança e o desejo de ir para um mundo melhor, lembrança cheia de doçura ou de amargor, conforme o uso que ela fez da vida. Quanto mais pura for, melhor compreenderá a futilidade do que deixa na Terra.”
159. Que sensação experimenta a alma no momento em que reconhece estar no mundo dos Espíritos?
“Depende. Se praticaste o mal, impelido pelo desejo de o praticar, no primeiro momento te sentirás envergonhado de o haveres praticado. Com a alma do justo as coisas se passam de modo bem diferente. Ela se sente como que aliviada de grande peso, pois que não teme nenhum olhar perscrutador.”
163. A alma tem consciência de si mesma imediatamente depois de deixar o corpo?
“Imediatamente não é bem o termo. A alma passa algum tempo em estado de perturbação.”
164. A perturbação que se segue à separação da alma e do corpo é do mesmo grau e da mesma duração para todos os Espíritos?
“Não; depende da elevação de cada um. Aquele que já está purificado, se reconhece quase imediatamente, pois que se libertou da matéria antes que cessasse a vida do corpo, enquanto que o homem carnal, aquele cuja consciência ainda não está pura, guarda por muito mais tempo a impressão da matéria.”
Fonte: Allan Kardec, O livro dos Espíritos

Como podemos compreender com os trechos em destaque acima, alguns espíritos podem sofrer com um estado de perturbação espiritual após a morte.

Este estado pode ser marcado por grande sofrimento, principalmente para as almas que ainda se encontram apegadas à matéria no momento do seu desencarne.

Portanto, praticar uma oração para o espírito falecido encontrar a luz pode ser uma forma de ajudar esta alma a recuperar sua consciência mais rapidamente e se livrar dos efeitos negativos da perturbação espiritual.

Afinal, como fazer a oração para falecido encontrar a luz?

Para fazer a oração para o falecido encontrar a luz é necessário que você tenha fé e sinceridade no coração.

Então, dirija-se para um local calmo e sem distrações, assuma uma posição de oração e profira um dos modelos de oração a seguir:

Oração 1

“Senhor meu Deus,
Peço humildemente que o senhor ajude a alma de [dizer o nome do falecido],
Ajude-a a encontrar a luz,
Lhe inspire bons sentimentos e lucidez,
Ilumine sua consciência para que ela consiga encontrar a luz,
Ajude-a a seguir em frente,
Permita que ela esteja livre de todo tipo de perturbação,
Proteja-a contra os maus espíritos e contra as más tendências,
Coloque teus anjos em seu auxílio,
Faça ela compreender que os apegos físicos são ilusórios,
E que a morte física não é o fim,
Permita que esta alma se desapegue das coisas materiais,
E faça com que esta alma continue sua jornada evolutiva em paz,
Assim Seja!”

Oração 2: Prece espírita

No evangelho segundo o Espiritismo, encontramos uma linda prece para os espíritos que acabaram de morrer e se encontram em estado de perturbação:

“Senhor onipotente, que a tua misericórdia se estenda sobre os nossos irmãos que acabam de deixar a Terra!

Que a tua luz brilhe para eles! Tira-os das trevas; abre-lhes os olhos e os ouvidos!

Que os bons Espíritos os cerquem e lhes façam ouvir palavras de paz e de esperança!

Senhor, ainda que muito indignos, ousamos implorar a tua misericordiosa indulgência para este irmão nosso que acaba de ser chamado do exílio.

Faze que o seu regresso seja o do filho pródigo. Esquece, ó meu Deus, as faltas que haja cometido, para te lembrares somente do bem que haja praticado.

Imutável é a tua justiça, nós o sabemos; mas imenso é o teu amor. Suplicamos-te que abrandes aquela, na fonte de bondade que emana do teu seio.

Brilhe a luz para os teus olhos, irmão que vens de deixar a Terra! Que os bons Espíritos de ti se aproximem, te cerquem e ajudem a romper as cadeias terrenas!

Compreende e vê a grandeza do nosso Senhor: submete-te, sem queixumes, à sua justiça, porém, não desesperes nunca da sua misericórdia.

Irmão! que um sério retrospecto do teu passado te abra as portas
do futuro, fazendo-te perceber as faltas que deixas para trás e o trabalho cuja execução te incumbe para as reparares!

Que Deus te perdoe e que os bons Espíritos te amparem e animem. Por ti orarão os teus irmãos da Terra e pedem que por eles ores.

Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo

Conclusão

Faça uma das preces acima ou ore diretamente com as palavras que brotam do seu coração.

Agindo desta forma e orando com fé suficiente, você ajudará qualquer falecido a encontrar a luz com maior facilidade, aliviando seu sofrimento no plano espiritual.

Categorias: Oração